sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Prêmio Saia Suja da Semana

Não adianta, passa o tempo e nossos políticos continuam sendo os campeões no Prêmio Saia Suja. Desta vez o troféu vai, nesta ordem, para o presidente da Câmara dos Vereadores de Piracicaba, João Manuel dos Santos (PTB), o diretor da casa Robson Soares e todos os vereadores presentes a sessão do dia 29/10, quando um cidadão foi expulso do recinto por se recusar a ficar de pé durante a leitura da Bíblia. 
Caso famoso, vocês devem ter lido por aí. Não podíamos deixar passar, é absurdo demais. Pra começo de conversa, nossa linda Constituição (sim, linda, se metade do que está lá fosse seguido o Brasil era número um em direitos sociais) determina: 


Isso significa que o princípio que norteia as relações entre o estado e a religião no Brasil, é o do Estado Laico. Num raciocínio lógico, se o estado é laico não pode impor nenhum tipo de ritual, culto ou celebração religiosa em suas instituições, logo a Câmara dos Vereadores de Piracicaba sequer poderia ter em seu regimento a determinação de leitura da Bíblia durante as sessões.
Aí eles vão "cumprir o regimento" e simplesmente EXIGEM que TODOS os presentes fiquem de pé!? Respeito é não atrapalhar, não é ser obrigado a se comportar como se tal fosse sua fé. 
Eu queria que além de se negar, o cara pedisse pra que alguém realizasse a leitura do Alcorão, da Cabala, cantasse o hino de Iemanjá, psicografasse um livro do Emmanuel, fizesse uma dança Xamã e um ritual Wicca, assim rapidinho, só pra começar os trabalhos em paz... E aí se alguém se negasse! EXPULSA! 
Isso porque além de nosso Estado ser laico, o Brasil garante a liberdade de crença. Cada um escolhe a religião que quiser ou precisar. Nenhuma pode ser imposta ou ter privilégios em nosso sociedade, porque todas são iguais perante nossa lei.



Então presidentinho que ousou exigir tal disparate ao cidadão que estava exercendo o seu direito de assistir a uma sessão dos nobres edis representantes do povo, PSS pra você.





Então diretorzinho da Câmara que conhece tão bem o regimento da casa mas não sabe nada da nossa Carta Magna, PSS pra você.
Então vereadorezinhos que ficaram assistindo e não defenderam nossa Constituição, não defenderam um dos princípios do nosso Estado e não defenderam o nobre cidadão, deixando que a coisa rolasse de forma tão medíocre, PSS pra vocês. 




Olha aí Piracicaba, tá na hora de tirar o poder da mão desses inquisidores, a Idade Média acabou já faz um tempinho!

3 comentários :

  1. Absurdo sim! Se eu morasse um perto iria lá só para ficar sentado! Juntava uma turma e ficaríamos todos sentados durante a leitura da bíblia.

    Pelo vídeo que eu vi, o cara nem se pronunciou, apenas não se levantou! Quando vou a casamentos, fico com minhas mãos para trás. Respeito os ritos dos outros e não vou agredir ninguém... mas isso é em uma igreja!

    Aqui no RS um vloger fez críticas a câmara de Cachoeirinha, chamando os vereadores de vagabundos por terem votado no próprio aumento um pouco antes da eleição... ao invés de desqualificar os argumentos do vlogueiro, atacaram ele por ser ateu!

    Esse é o nosso Brasilzão! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso negritei a frase "Respeito é não atrapalhar, não é se comportar como se essa fosse a sua fé". Eu já fui a muitos casamentos católicos, a casamentos evangélicos e a casamentos da Seicho-no-ie (que aliás achei uma cerimônia belíssima!). Fui madrinha na católica e na Seicho-no-ie. A questão é que um momento cheio de significado para aquelas pessoas, por isso eu participo, por elas, para felicidade delas. Mas, como você bem disse, em um local destinado ao culto daquela religião.

      Excluir
  2. Opa, pra quem não viu o vídeo do saia justa!

    http://youtu.be/_Vte2Bj8LK4

    Para quem não sabe o caso de Cachoeirinha:

    http://www.youtube.com/watch?v=Q6KEOZGAdgU&feature=share&list=UU-mszuhCx41Q2fQxQoVriBQ

    ResponderExcluir

Não somos responsáveis pelas opiniões e informações contidas nos comentários. A responsabilidade é única e exclusivamente dos seus autores. O Minha Saia é Mais Justa preza pela diversão, troca de conhecimento e respeito entre seus leitores e comentaristas.