sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Uma pergunta. Três respostas.

Mês passado apresentamos este novo espaço do Minha Saia é Mais Justa. Para quem está perdido, explicamos aqui como que funciona. =)


Leitora pergunta:



"Sou apaixonada pelo meu melhor amigo. Fazemos tudo juntos, não vivemos um sem o outro, e além de tudo, rola uma química perfeita. Porém, ele tem sérias dificuldades de se relacionar após um trauma, e toda vez que percebo que ele está se deixando envolver, o fantasma da ex-namorada resolve dar o ar da graça e acabar com a minha esperança. O que eu faço??"

Homem #1 [23 anos]: Perseverança, mas sem mostrar a real intenção. Se você for conversar com ele a respeito disso, provavelmente isso provocará um afastamento. Nós homens (em alguns casos específicos) não gostamos das coisas tão diretas... deixe sempre subentendido suas reais intenções e demonstre com atitudes que você se importa com ele eque supriria todas as necessidades que a garota anterior não supria. E deixe o tempo agir! Às vezes tudo o que ele precisa é de um pouco de tempo pra superar os problemas do passado. Mas se você conseguir uma oportunidade, não desperdice. Use e abuse de provocações e faça as situações acontecerem, mas sempre medindo o clima e o momento correto. A dica mais importante é manter a calma e não criar falsas expectativas. Jogue limpo e tenha paciência sabendo que pra tudo na vida inclusive no amor há 50% de chance de sucesso e 50% de chance de fracasso. Lembre-se que você já tem o Não, está lutando pra conquistar o SIM. Boa sorte!

Homem #2 [30 anos]: Caramba, essa pergunta é tão complicada porque envolve 3 coisas diferentes: "apaixonada pelo melhor amigo", "dificuldade pra se relacionar depois de um trauma" e "o 'fantasma' da ex namorada que vem pra atrapalhar (minha esposa já daria outro nome rss)"
Bom, sobre serem melhores amigos, eu posso te dizer que é importante pensar bem, pensar MUITO BEM antes de tentar uma "evolução" desse relacionamento, porque te digo por experiência que amizade e namoro podem parecer a mesma coisa mas exigem comprometimentos diferentes. Dizem que um grande amor começa com uma amizade, eu já digo que na verdade um grande amor já nasce um grande amor, ele apenas vem disfarçado de amizade quando, a princípio, algo impede esse amor de acontecer (como uma atual namorada por exemplo hehe). Tenho uma amiga mulher que é do tipo melhor amiga também e se eu disser que nunca teve uma certa dose de "confusão" num dado momento (não vem ao caso da parte de quem) estarei mentindo, mas é com o tempo que a gente vê, entende e sente melhor essa diferença, e como ela é grande! Uma dica sobre esse primeiro assunto que não é guia definitivo mas dá pra usar como parâmetro: "Lembre, dentro do seu relacionamento com esse amigo ao longo do tempo, se você já contou pra ele o seu PIOR defeito e lembre se ele também já fez o mesmo. Se não, vai fundo, se sim, lembra se isso é algo que você pode conviver em um namoro e, se sim, invista, mas com muita cautela, se não, morre o assunto!"
Explicação? Para o melhor amigo contamos nosso pior defeito e não colocamos peso nenhum nisso, pro namorado (ou alguém que estamos querendo algo mais que amizade), esses "segredos obscuros" continuam assim até se se revelam (infelizmente) da pior maneira... Não li isso em nenhuma pesquisa não, é experiência de vida. Que logicamente pode não valer para todos os casos! ;)
Sobre a dificuldade dele com o 'trauma', precisa ver que trauma é esse e se é algo que você pode trabalhar com ele a fim de fazê-lo superar isso ao ponto de estar disposto a um novo relacionamento. Não invista no rapaz que, pode ser que de início (até por ser muito seu amigo e já rolar a tal química) dê certo, e daqui 1 mês alguma coisa (e nem precisa ser culpa sua, isso vem por qualquer motivo) ele surte e ai acaba um namoro cheio de esperanças e, por tabela, é o fim de uma grande amizade...
E sobre o fantasma da ex... hummmm. Ai eu vou precisar te colocar algumas dúvidas na cabeça que, se você não souber a resposta agora, não vai ser legal de ouvir (de ler né). Mas por que a ex atrapalha? Ele ainda tem sentimentos por ela? Quem terminou? Ele ainda tem esperanças de que tudo volte como era antes? Quem é você nessa história? É a amiga tipo 'irmã' que consola e dá força independente da decisão que ele tomou ou a que tá vendo que a ex não vale nada e fala na cara dele que isso não tem futuro mesmo que doa agora, mas sabendo que assim que tudo passar será de uma vez?.....
Complicado, muito complicado mesmo. Mas se eu tiver que resumir tudo em um único paragrafo bem curto, a resposta seria: "Segue seu coração, arrisca e não tenha medo de errar. Fala pra ele o que sente, deixa ele lidar com isso da maneira dele e até dê espaço pra ele, se sentir que ele precisa. Se for pra acontecer simplesmente será, se não, se ele for mesmo seu melhor amigo, vai entender e a amizade não morre por ai. Vai por mim, comigo deu certo! ;)"

Homem #3 [48 anos]: Normalmente relações de "melhores amigos" se confundem com amor e ficam bloqueadas pelo medo de perder aquilo que já se conquistou: uma base sólida de amor, carinho, respeito, confiança... e por aí vai. O que vem na cabeça é: "será que devo passar o sinal vermelho? Será que é isso mesmo que ele (a) está esperando? E se não for, quanto eu irei perder? Fico me perguntando se a esquiva dele tem realmente a ver com o "trauma da ex-namorada" ou se ele usa esse "pseudo-sentimento" para não ultrapassar a "linha amarela" e colocar em risco algo tão importante para ele que é justamente VOCÊ !!! Portanto, avalie e veja se vale a pena arriscar tudo, se achar que sim, vá em frente e tome a iniciativa de uma conversa aberta seguida de momentos, provavelmente, inesquecíveis. Se der errado, "faz parte do show". Como dizia meu velho e sábio avô: "quem não arrisca, não petisca"...rs

***

Qualquer pessoa pode participar! Para mandar sua pergunta, entre em contato com a gente pela Fanpage ou pelo e-mail: msmj.blog@gmail.com. Se você quer participar respondendo as perguntas, entre em contato que colocamos seu nome na lista. :)

4 comentários :

  1. Nossa, algo realmente difícil!!!

    Primeiro vou contar uma novidade para as mulheres! Cada homem é diferente do outro! Essa história de que homem é tudo igual é balela!

    Eu não conheço o cara, então só podemos imaginar possíveis cenários para a situação mas antes o mais importante: VOCÊ!

    O quanto você quer sofrer? Ficar ao lado dele um tempão, ajudar ele a superar o trauma... e ficar todo esse tempo sofrendo... só para ver ele conseguir outra mulher, voltar com a ex ou, finalmente, ver que tu amas ele. Vale a pena?

    Tu ficarias muito triste em um cenário em que tu abras teus sentimentos e ele te diga "você está confundindo as coisas!"??? Conseguiria superar isso?

    Respondida essas duas questões, já podes decidir se vai em frente rápido ou ages devagar!

    Sobre os homens, descubra se ele é:
    a) dos que gostam de sofrer - mesmo se tudo estiver bem ele vai procurar algo, ele é vítima sempre! Uma situação assim é ótima pra ele pois finalmente há uma razão pra sofrer. Ele adora ser o pobrezinho e adora ter gente pra cuidar dele! Se for assim... esqueça, vai te trazer sofrimento;

    b) dos monogâmicos: acreditam já ter achado a mulher da vida deles. Podem até ficar com outras, mas não vão levar nada a sério (eu me encaixo nessa hehehe). Se for esse tipo procure, discretamente e sem ele saber, descobrir se ela já está com alguém, se ficou inatingível! Pq você corre o risco de ficar com ele e depois ter que ver ela assumir o trono novamente;

    Esses dois, para esse relato, são os tipos mais perigosos! Teria outros, mas não me parecem prováveis.

    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  2. UAU! Ainda estou surpresa com as respostas. Mesmo considerando que vieram de homens de faixas etárias diferentes, não descartei nenhuma, pois achei que as três respostas se completam. Resumidamente, (se é que eles foram realmente sinceros), os trÊs me fizeram concluir o seguinte: os homens também se importam com a amizade quando ela é verdadeira! Apesar de todo o lance da química, dos meus sentimentos, ou o lance da ex, vou tentar focar primeiramente na nossa amizade, que é o vínculo mais importante e é realmente sincera. Não estou preocupada, e nem desesperada pra namorar no momento, principalmente se não for com ele) rs. Então vou procurar relaxar e curtir essa amizade. Acho que se fossemos namorados não nos daríamos tão bem como nos damos sendo amigos. Se for pra ser, com o tempo tudo se encaixa. Se não, pelo menos ninguém sairá ferido.

    Valeu equipe do blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos muito feliz que foi tão proveitoso para você. Isso é o principal desta sessão, então: objetivo atingido.

      As respostas sempre me surpreendem. Confesso que está sendo muito interessante fazer esses posts! :)

      Eu no seu lugar também ficaria muito confusa, isso porque nunca me aconteceu. Se um dia acontecer será difícil.

      Excluir
  3. Amizade entre homem e mulher sempre foi assunto de muita conversa e discussão, complicado de entender, difícil de praticar! rss As pessoas que estão de fora confundem, a gente que está dentro as vezes também confunde... mas o legal é saber, independente do que for, curtir o momento.
    A amizade é um sentimento puro e muito bom, e vale a pena ser preservada.

    A dona da pergunta disse: "...Então vou procurar relaxar e curtir essa amizade. Acho que se fossemos namorados não nos daríamos tão bem como nos damos sendo amigos..."

    Então aproveite a amizade, curta, seja feliz mas não desconsidere nenhum sentimento seu, escute o coração mas sem esquecer um pouco da razão também rs. ;D

    ResponderExcluir

Não somos responsáveis pelas opiniões e informações contidas nos comentários. A responsabilidade é única e exclusivamente dos seus autores. O Minha Saia é Mais Justa preza pela diversão, troca de conhecimento e respeito entre seus leitores e comentaristas.