quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Uma pergunta. Três respostas.

Com empolgação, apresentamos à vocês o mais novo espaço do MSMJ: "Uma pergunta. Três respostas."

Vai funcionar mais ou menos assim: Conforme o nome já diz, uma pessoa faz uma pergunta e daí iremos atrás de 3 pessoas, falaremos com cada uma delas individualmente e pediremos uma resposta. A identidade de cada um será preservada (tanto do dono da pergunta, quanto de quem a respondeu). A pergunta também pode partir tanto de uma mulher quanto de um homem e pode ser direcionada ao sexo que a pessoa dona da questão definir.

Qualquer pessoa pode participar! Para mandar sua pergunta, entre em contato com a gente pela Fanpage ou pelo e-mail: msmj.blog@gmail.com. :)


Leitora pergunta ao público masculino:


"Por que os homens vivem espalhando por aí que gostam de mulheres desencanadas, com bom papo e que não peguem no pé, mas acabam tendo relacionamentos sérios com mulheres ciumentas, que ligam toda hora, cobram e fazem beicinho?"

Homem #1 [19 anos]: Então eu acho que muita coisa que sai da boca de homem tem que ser levado o momento, nenhum cara vai pra balada e fala que gosta de mulher ciumenta que pega no pé... e é dificil mesmo algum homem gostar muito disso, mas um cadinho disso é essencial pra relacionamento. Porém em exagero é ruim e constrangedor em alguns momentos. Eu já passei por um namoro de 1 ano e pouco e em alguns momentos sentia falta desse ciuminho, de coisinhas assim, mas minha namorada não demonstrava muito kkk o que é bom, mas tá vendo homem também é complicado... Eu prefiro o meio termo, um pouco de ciúmes não é ruim, dar espaço pro namorado não é ruim. Depois de rodeios eu acho que no fundo mesmo homem não namora com mulher desencanada e tal por medo, elas são mais inteligentes que eles e podem terminar o relacionamento a qualquer momento, são mais decididas, já as ciumentas os caras sabem que vai ser mais difícil.

Homem #2 [26 anos]: Porque aquilo que a gente diz querer é bem diferente daquilo que a gente realmente quer, no fundo. (E quando eu digo "a gente", estou falando de pessoas no geral, não só homens.) Por um lado, é muito bonito e racional dizer por aí que queremos alguém independente, completo em si mesmo, que se vire e tenha o seu espaço e nos deixe no nosso. Faz todo o sentido do mundo, porque isso traz uma mensagem embutida: "Sou uma rocha emocional, estou tranquilo, estou de boa, não importa o que aconteça ou como a outra pessoa se comporte." Só que não é bem assim. O nosso Racional bola essa teoria quando estamos solteiros, porque faz sentido cognitivamente, mas na hora que estamos com alguém (em todas, na verdade, mas deixa pra lá), quem dá as cartas é sempre o Emocional. E ele gosta, sim, de alguém que queira conversar com ele por uns minutinhos todos os dias, que se lembre dele quando está almoçando, que fique o dia todo bolando um SMS bobo. Que declare amor eterno e louco e proponha fugir a sós e ir vender coco numa praia da Espanha para sempre. O Racional e o Emocional são como dois caras com problemas de comunicação dividindo um apartamento. Cada um decide uma coisa sem comunicar o outro (e ambos estão certos, sob algum ponto de vista), e aí dá a merda que na nossa vida damos o nome de incoerência. Até porque o apartamento pode até estar dividido igualmente entre os dois caras, mas a escritura está no nome do Emocional. Quem decide, no fim das contas, apesar de qualquer protesto, é ele. 

Homem #3 [38 anos]: Xi, fudeu! Eu gosto de descolada! Falando sério, acho que do mesmo jeito que mulheres dizem que querem caras sérios e acabam escolhendo os mulherengos! No fundo muitos caras idealizam algumas coisas nas mulheres e só depois descobrem o que vem junto no pacote! Aposto que tem caras que querem ser o "cara" do relacionamento, com mulheres que aceitem tudo que eles fazem... todo mundo quer ser idolatrado! Por incrível que pareça, muitas mulheres bonitas tem baixa estima (sempre tem algo errado) ou falta de confiança em si mesmas.... e adivinha o que os caras sonham? Exatamente com essas! Outra coisa, que acho que está no fundo do pensamento feminino é que homem é tudo igual, e que se achar um homem melhor que os outros, pegue ele e não deixe ninguém chegar perto! A questão da Zona de Conforto sempre volta a minha mente sobre o assunto. Podemos ter uma ideia sobre o tipo de pessoa que nos atrai, mas a maioria opta pela que gera o melhor custo/conforto. O ciúme é visto por muitas pessoas como um significado de segurança "Se a pessoa sente ciumes é porque me ama!", eu acho isso um engano, ciúmes tem a ver com sentimento de posse! Eu sempre considero dois tipos de ciumentos, a) O inseguro b) A projeção. O segundo que é o mais interessante, é aquele que trai e não quer ser traído, esse tipo costuma ter um ciúmes bem agressivo enquanto o primeiro vai depender do grau de insegurança. Sobre o beicinho cuti-cuti, sei lá. Um dos sonhos sexuais masculinos é a Lolita de Nabokov, ou talvez seja o medo das pessoas ficarem velhas, ou ainda a infantilização instintiva, como o do cachorro que vive em casa, algo de sobrevivência. Não consigo compreender muito bem como isso acontece! Mas é certo que uma infantilização da relação parece, para a maioria dos casais, algo que pode prolongar a relação.


***