terça-feira, 7 de agosto de 2012

A Convidada

Este é um dos meus romances preferidos. "A Convidada" é o primeiro livro de Simone de Beauvoir e traz a história de um triângulo amoroso em Paris no final dos anos 30. 

A história é narrada por Françoise, uma escritora que vive um romance com o ator de teatro Pierre e recebe em seu apartamento a provinciana aspirante a atriz Xaviére. 

Através desta relação que cresce de forma curiosa, vemos uma descrição da boêmia intelectual parisiense da época. Impossível não se imaginar nos cafés em conversas divertidas e por vezes sem sentido como as das personagens. Impossível não se envolver pelo clima de sedução e ciúme que o romance transborda. 

Há ainda a influência do princípio do existencialismo no texto. Não é segredo que Sartre e Beauvoir foram amantes e que a filosofia existencialista surgiu não só pela mente do filósofo, mas também das ideias que os dois partilhavam. Há cenas inteiras em que se vê o pensamento existencialista expresso de forma crua e explícita. 

Fica então a dúvida se o triângulo amoroso narrado tem alguma relação com a vida real da autora. Anos depois, ela assume que há elementos autobiográficos, sem maiores detalhes. 

O fim do livro é surpreendente e traz uma reflexão sobre relações, posse, ciúme e amor que me fez mudar muito minha visão destes sentimentos. 

Um comentário :

  1. Ahhhh, mais um livro que vou precisar ler nesta vida! SEM FALTA!

    Adorei, Mica. É o tipo de livro que eu curto ler... pena que to com uma listinha graaaaande aqui... mas este, não vou deixar passar.

    Boa dica. ;)

    ResponderExcluir

Não somos responsáveis pelas opiniões e informações contidas nos comentários. A responsabilidade é única e exclusivamente dos seus autores. O Minha Saia é Mais Justa preza pela diversão, troca de conhecimento e respeito entre seus leitores e comentaristas.