quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Prêmio Saia Suja da Semana


Seguindo a série de prêmios à pessoas e grupos que cometem crimes e violências que nos deixam pasmas, indignadas e raivosas, esta semana premiaremos a diretora do Colégio Internacional Anhembi Morumbi de São Paulo, conhecida como professora Dea de Oliveira pelo tratamento racista dispensado à estagiária de marketing Ester Elisa. 
A diretora tem certeza absoluta de que foi cortês e apenas estava ensinando o que é a vida para a estagiária. Lógico, afinal quem não gostaria de ouvir no seu primeiro dia no emprego a frase "O padrão aqui é cabelo liso".  Em outra situação, Ester contou que a diretora a parou na porta do colégio e a ameaçou "Cuidado com o que você fala por aí porque eu tenho 20 anos aqui no colégio e você está começando agora." Não é um primor de educação?
O que mais podemos desejar para a educação do nosso país? Nada como bons valores, de famílias tradicionais, ensinando esses negrinhos o lugar deles e claro, a alisar o cabelo! OH WAIT! 
Ester é uma corajosa e denunciou a situação de violência psicológica a que foi submetida por ser negra. Por ter cabelo crespo (por sinal lindo! depois olhem fotos de Ester na internet e digam-me se não é lindo!). A tradição não pode continuar vencendo a igualdade. Por isso desejamos para a diretora, uma saia embolorada e manchada escrito "cuidado, ela fala o que pensa". 

Para acompanhar o caso e entender melhor a questão indicamos o Portal Geledés Instituto da Mulher Negra. Vai lá: www.geledés.org.br 

6 comentários :

  1. É uma vergonha isso, minha esposa trabalha como professora e me diz que ainda existe muito preconceito em escolas por ai, até de professores com alunos, de pais que não querem que seus filhos loirinhos de olhos azuis estudem na mesma sala do negrinho de cabelo pixaim... e por ai vai!

    Preconceito? AHHH VAAAA que eu num tô podendo!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa gente, nem fiquei sabendo disso!!! QUE HORROR! Fiquei pasma agora... absurdo é pouco.

    Fui pesquisar agora mesmo sobre o assunto, e gente, a Ester é linda! E tem os cabelos lindos! E mesmo que o cabelo dela fosse feio [independente de liso ou crespo], onde já se viu passar por uma situação dessa?! Me REVOLTEI agora.

    E ela fez mto bem em ter denunciado... e como minha tpm veio com tudo hj, não aguentei ler isso "A discriminação me afetou de tal forma que eu não consigo mais me olhar no espelho e mexer no meu cabelo. Ela [a diretora] mexeu com meu emocional. Estou triste e choro a todo instante"...

    mimimi ='(((

    ResponderExcluir
  3. site que achei a notícia: http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2382&catid=44

    ResponderExcluir
  4. Quando eu vi achei um absurso mesmo, desse tipo "ensinar como a vida é" não precisamos mais.

    Eu sempre tenho um olhar crítico sobre acusações de racismo, pois eu, alemão descendente de índios pampeanos e negro, na minha salada genética (como a grande maioria de brasileiros), que fui criado em um ambiente em que músicos negros iam a minha casa e eram os melhores amigos de meu pai (que por sinal ganhou melhor samba enredo na escola de samba mais antiga de Porto Alegre), já fui acusado de racismo.

    A discussão não foi além pq meus amigos do movimento negro dissuadiram a pessoa dizendo que eu não tinha o perfil que ela me acusava.

    Buenas, botando esse assunto de lado, achei a reclamação dela bem plausível. Verdade que todos as funcionárias filmados tinham o cabelo preso e isso foi usado como desculpa para o que a diretora tinha dito, mas acreditei mais no argumento da ESTER do que na dos funcionários da escola que fizeram a defesa.

    P.S.: Cabelo de Pantera Negra é lindo, mas dá um trabalhão para manter! kkk E preso tb fica show! ;)

    ResponderExcluir
  5. Nossa não sabia desse babado...um horror.O legal é que a menina bandou bala mesmo e muitos pontos para ela!
    Gente vcs não vão acreditar, mas na minha adolescencia eu fazia permanente no meu cabelo da raíz até as pontas.Acho lindo!A Negra Li, o que aquele corpo e aquele Black power dela!!!!Aiiiii

    ResponderExcluir
  6. Hoje me deparei com este texto e desenhos lindos de apoio à Ester. Além de mais uma denúncia contra o jornalismo burro.

    http://meninanaopode.tumblr.com/post/14030554878

    ResponderExcluir

Não somos responsáveis pelas opiniões e informações contidas nos comentários. A responsabilidade é única e exclusivamente dos seus autores. O Minha Saia é Mais Justa preza pela diversão, troca de conhecimento e respeito entre seus leitores e comentaristas.